
Criei o blog inicialmente para falar de música e principalmente de guitarra, com a finalidade de levar ao leitor um pouco do meu conhecimento sobre os melhores hobbies do mundo.
Pois bem. Para você tirar o melhor timbre com a pedaleira, é de extrema importância usar pouca distorção, não importa o som que vai levar, se é Emo ou o Thrash metal pesado, o importante é que sempre use o Bass do seu POD e do amplificador sempre baixo, e a distorção no máximo com o ponteiro até o meio dia. Lembrando, quando você for timbrar a sua guitarra, sempre faça com o volume alto, pois, quanto mais alto for o volume, mais alto vão ficar as três bandas bass, middle e treble. Isso é válido para qualquer pedal ou pedaleira ou até mesmo com a guitarra ligada direto no amplificador.
O fato de usar o Bass baixo, conforme estou recomendando, significa que o som não ficará "embolado". Possivelmente conseguirá escutar todos os instrumentos, caso seja em um ensaio, ou se for tocar em casa junto com o seu pc rolando uma música.
Vamos ao que interessa!
Primeiro: Ligue a pedaleira e aperte o botão "Output System" e deixe na configuração"Stúdio". Muitas pessoas que tem o POD, normalmente não ligam para essa função. Ela é muito importante, pois é com essa função que você poderá alterar o microfone, que faz uma diferença incrível.
Feito isso, vamos ao segundo passo: Escolha o simulador de amplificador de sua preferência. Caso procure sons pesados, recomendo o Mesa Boogie, Insane e Spinal Puppet. Esses são indicados realmente para sons pesados. PS: Não use compressor, Noise Gate e muito menos o "Stomp" (simulador de pedais), pois eles são os grandes responsáveis por fazerem a guitarra apitar, perder sustain e ter excessiva distorção. O Stomp tem a função de jogar mais médio ao som, ou seja, use para complementar em um riff ou em solos de guitarra.
Bom, timbre o amplificador e sua pedaleira do jeito que achar melhor. Eu particularmente uso pouco agudo e grave, e chego com o ponteiro do médio no meio dia, no máximo. Um detalhe é que quanto mais médio você usar, mais a sua guitarra ficará destacada. Eu uso o médio alto em outro banco que faço de Boost para solos.
Terceiro: Feito isso, aperte "edit" e mexa na caixa de sua preferência. Eu gosto de usar para sons com distorção as seguintes: Treadplate Dual, Green 20 e 25, e a que simula Marshall Brit 75. Agora vem o grande detalhe. Onde você mexeu para a procurar a caixa, no meio, tem os diferentes tipos de microfones, que dependendo do amplificador que você está usando, ficará legal ou ruim. Feito isso, tem outra configuração junto com o Microfone que é de afastar ou aproximar da caixa que está sendo simulada. Eu gosto de deixar o microfone grudado na caixa, no 0%, pois gera mais distorção e o som fica mais natural possível. Quanto mais afastado você deixar o mic da caixa, menos distorção terá e o reverb aparecerá.
Pronto! Agora você vai usar seu POD com um timbre de dar inveja aos pedais analógicos, pois a POD XT live, pra mim, hoje, é onde tiro os melhores sons e a melhor distorção que já ouvi na vida (tirando de guitarristas famosos é claro). Tive várias pedaleiras e pedais, não troco o POD xt live por nada rsrsrs.
Outro detalhe: o Equalizer da POD é sensacional, basta mexer com atenção que ele fará com muita eficiência o "timbre perfeito" que você está procurando.
Espero que tenham gostado da dica, brevemente darei mais dicas de timbres e de músicas que em minha concepção, são incríveis.
Ahhh, Atualmente uso os amplis da pedaleira: LG Treadplate, Treadplate Dual, Modern Hi Gain, Spinal Puppet e Criminal. Todos eles são ótimos para tocar desde um Pop Rock até um Metal pesado.
Abraçosss!